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Resumo
Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.
Palavras-chave: Educação musical; Formação de professores; Profissionalização docente.